18 de setembro de 2009

Código Internacional de Montanha da UIAA

Como uma resposta ao crescimento das atividades de escalada e montanha, a UIAA desenvolveu este simples código, mas de extrema valia. O BMC (British Mountaineering Council) o adotou e recomenda enfaticamente que ele seja seguido, seguindo orientação do seu comitê de acesso e conservação.

1. Observe sempre as restrições e acordos de acesso negociados por federações nacionais ou grupos locais, evitando assim, principalmente por desconhecimento, ações que possam comprometer o acesso à área de escalada.

2. Não perturbe aves ou qualquer outra vida selvagem. Ajude a proteger as flores e respeite locais de interesse científico de qualquer natureza.

3. Evite ações desnecessárias que possam causar erosão (como cortar atalhos em trilhas) e evite de deixar marcas desnecessárias de qualquer espécie.

4. Não perturbe o gado e criação, e não danifique árvores plantações e cercas.

5. Não deixe nenhum lixo. Deixe os locais de acampamento limpos. Evite todo risco de provocar fogo e incêndio.

6. Quando não existem banheiros e sanitários disponíveis, faça suas necessidades de maneira sanitária. Enterre tudo longe de cursos d'água, trilhas ou bases de vias.

7. Não polua suprimentos de água pura. Evite qualquer poluição à camada de neve.

8. Respeite a ética e tradição local, como uso de magnésio, pitons ou pinos e grampos. Evite o uso excessivo e indiscriminado de proteção fixa.

9. Em áreas de montanha, use o mínimo necessário o transporte motorizado e estacione fora do caminho. Faça uso do transporte coletivo se este for prático.

10. Em expedições para locais remotos e alta montanha, observe a Declaração UIAA de Kathmandu e Código Ético para Expedições.
Tradução de Mauricio Clauzet

Nenhum comentário: