10 de março de 2005

Conheça o projeto Viva-Feliz

OBJETIVO

Proporcionar a criança e ao adolescente uma experiência inovadora, que alavanque a sua auto-estima e trabalhar com o seu físico de forma holística em contato com a natureza. Vamos trabalhar cada criança com auxílio de profissionais especializados em psicologia/ pedagogia (ligados a entidade assistida), educação ambiental, yoga e montanhismo, reformulando conceitos que fazem parte do cotidiano delas, buscando a sua preparação para enfrentar e superar obstáculos, físicos e emocionais e conseqüentemente sociais e culturais. Nossas atividades farão desenvolver a criatividade, o comprometimento, a motivação para vencer desafios em grupo e/ou individualmente, promovendo o extrovertimento e melhorando seus relacionamentos pessoais

JUSTIFICATIVA

Atualmente com a globalização da miséria e a falta de recursos suficientes para resolver a situação social da criança e o adolescente desamparado, como base para enfrentar o mundo com a cabeça erguida e integridade social através de cursos profissionalizantes a nível técnico e superior, exemplo da maioria das pessoas de classe média que possuem melhores condições para buscar novas oportunidades. Frisamos a importância da criança ter preparo psico-físico para enfrentar os desafios impostos pelo meio social, através de esportes da natureza mexendo com o físico, a mente e o espírito, e já está provado que o auto-estímulo para enfrentar problemas se conquista rapidamente com um contato freqüente com a natureza através de atividades como: caminhada, escalada, rappel, educação ambiental por que não uma prática relaxante como a Yoga. Com essa linha de raciocínio procuramos trabalhar a ansiedade e a liberação de energia da criança através da exploração dos dons, das habilidades, da vontade de vencer desafios e do incentivo ao desenvolvimento da sua criatividade. Através da Educação Ambiental visamos a sua conscientização e a revalorização dos recursos naturais como meio de preservação para o futuro.

Montanhismo

Atividade que estimula a pessoa para enfrentar os obstáculos encontrados na prática do esporte integrando-se com os componentes da Natureza, aumentando o seu auto-conhecimento em vários aspectos: corpo, mente e espírito. Intensifica a capacidade de concentração, planejamento, paciência, auto-confiança, superação de limites, liderança e de superar medos e tensões.

Educação Ambiental

A Educação Ambiental é o meio mais eficiente de formar as futuras gerações para que possam traçar o futuro do planeta dentro de uma perspectiva sustentável, uma vez que oportuniza aos atores sociais uma reflexão sobre questões sócio-ambientais trabalhando valores que propiciem o interesse, a auto­con­fiança e o engajamento em ações conservacionistas. Presente nas atividades realizadas na natureza, estaremos abordando temas contemporâneos do cotidiano de cada criança e adolescente e os reflexos deles na sociedade com todo, bem como revelando aos alunos as origens e algumas curiosidades pertinentes a cada assunto. Os planos serão adaptados à realidade dos educandos sendo estipulados após relatórios narrativos sobre cada grupo que servirão de base para diagnosticar a ordem dos temas a serem abordados. ACM e o MEIO AMBIENTE Dentre as diretrizes a serem trabalhadas na área de meio ambiente destaca-se a Educação Ambiental como alicerce de sustentação para o cumprimento das demais atividades, partindo do princípio de que a educação é o elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental no que diz respeito não só a proteção de áreas naturais mas incentivando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Yoga

Benefícios Físicos: Alonga e aumenta a flexibilidade da coluna; Estimula a circulação e a digestão; Melhora a postura e a coordenação motora; Melhora a flexibilidade dos músculos e das juntas; Alivia dores na coluna, principalmente em decorrência de problemas posturais, lordose e escoliose; Indicada para tensões musculares em geral (ombros, pescoço, pernas). Aumenta a energia; Estimula o funcionamento das glândulas do sistema endócrino; Melhora o sistema respiratório; Diminui o nível de colesterol e de açúcar no sangue; Auxiliar no tratamento da insônia; Benefícios Mentais : Aprimora a consciência corporal; Diminui o stress; Relaxa corpo e mente; Melhora a atenção, bem-estar e equilíbrio; Alivia sintomas de depressão.

Metodologia

Serão criados programas semanais de passeios a ambientes naturais, em dias de chuva será transferida a atividade. Acompanhamento e instruções durante um dia 4 vezes por mês, ocorrerá atividades de montanhismo (caminhadas, escaladas e rapel) e yoga para grupos de até 30 crianças de 10 a 17 anos durante 3 meses. Na maioria das atividades serão utilizados 1 Instrutor de Montanhismo, 1 Educador Ambiental/auxiliar de instrutor de montanhismo, 1 Psicólogo, pedagogo ou assistente social(cedido pela entidade assistida) e um Instrutor de Yoga(Parceiros Voluntários) Iremos trabalhar com grupos de 30 crianças e ou adolescentes, visando não uma competição e sim uma integração em grupo, testando assim a capacidade de cada um em vencer os obstáculos que mexam com o físico e o psicológico da criança/adolescente o tempo todo, motivando-as a participarem através de atividades lúdicas. No total serão aproximadamente 320 crianças por trimestre atingidas pelo projeto.

* Luis Marcelo Rodrigues é presidente da ACM e proponete do projeto.

Nenhum comentário: