13 de abril de 2004

Entrevista com Elisa Rosa Mendes

Entrevistamos a secretária da Associação Caxiense de Montanhismo, Elisa Rosa Mendes, e ela nos contou um pouco de sua relação com as escaladas, confira na íntegra o que a Elisa tem para dizer.

Olá Elisa! Conte para nós a quanto tempo você escala e como você foi se meter com esse negócio de montanhismo?

Olá! Fiquei lisonjeada de ter a honra de responder a entrevista. Bom, antes de me meter com o montanhismo, me meti primeiro com um montanhista, o Juliano, e escalo esporadicamente a 4 anos. Sempre gostei de esportes radicais e também de estar em contato com a natureza, o montanhismo uniu tudo de bom.

O que significa o Montanhismo na sua vida ?

Na minha vida o montanhismo significa: superação(dos limites e do medo) confiança (tanto nos equipos quanto no segurador,e essa confiança refletindo na vida pessoal) e contentamento, é muito bom dedicar algumas horas da semana para estar em lugares bonitos,esquecer os problemas e concentrar-se em subir.

O que você está achando da Associação esse ano e quais são suas expectativas no cargo de secretária?

Nos primeiros meses deste ano, percebo que o pessoal mais participativo está na maior pilha das atividades, continuando com o andamento dos projetos, criando coisas novas e literalmente, metendo a mão na massa. Acredito que este ano será produtivo e espero que isso atraia mais pessoas amantes do esporte para nossa associação. Minhas expectativas são de secretariar da melhor forma as reuniões para que as ‘‘pás’’ de idéias que lá surgem sejam bem usadas, e também espero aprender com essa nova experiência. Estou aberta a reclamações, sugestões, dicas e críticas, tudo que possa ser construtivo.

Fale um pouco sobre as mulheres e o Montanhismo.

Infelizmente poucas mulheres praticam este esporte em nossa região. Mas acredito que reverteríamos isso incentivando mais mulheres a participar, pois raramente uma menina vai acordar um dia e decidir ser uma escaladora, até mesmo pela cultura e educação dada as mulheres por isso depende de cada escalador convencer a namorada, amiga, mana, mãe, prima, enfim... Mas para as mulheres que simpatizam com o esporte é muito importante cada uma dar sua colaboração, como por exemplo, a Eve com os alongamentos pra galera e a Jana como diretora do meio ambiente. É isso ai mulherada, vamos invadir!!

Algum projeto futuro de escalada ?

Os projetos por enquanto estão todos na mente. Pretendo conhecer e escalar em Machu Pichu, quero ir ao Aconcágua, pelo menos até os 5mil, fazer a travessia do cânion da Fortaleza e um dia quero conseguir chegar no cume da via Face Norte, pois todas as vezes que fui lá sempre acontecia algo que tinha que abandonar antes do fim. E se possível gostaria ainda este ano de escalar em Bagé.

Dentro do montanhismo, qual seu maior sonho ?

Meu maior sonho é que todos montanhistas fossem conscientes quanto à ecologia, e que todas associações do R.S. e federação vivam em plena harmonia todos escalando muito, vários projetos aprovados e todos trocando informações dos picos...

Manda um recado para a galera aí !

Ai galera, não basta ser escalador, tem que participar, chegar junto. A ACM esta com um cronograma bem sortido de atividades, o Parque Ecológico de Montanhismo Rio das Antas está rolando e todas as quinta o pessoal esta na sede reunido. Não existe desculpa pra ficar parado. O esporte depende de cada um e as rochas e a natureza estão ai só esperando!! Um abraço!

Nenhum comentário: